Instruções de Lavagem das Etiquetas

Dia desses eu vi essa imagem e ri bastante. Ela diz logo abaixo das temidas figurinhas: “Ou dê para a sua mãe. Ela saberá como fazer isso”.

Achei engraçado, mas fiquei preocupada depois que vi muitas pessoas compartilhando isso. Daí, meu marido semana passada disse: “Você ainda não fez um post sobre essas malditas figurinhas no seu blog??”.

Foi aí então, que eu percebi que eu sempre soube o que significava cada símbolo, ou achava que sabia pelo menos! :p

Fui aprendendo aos poucos com minha mãe que tinha um sirico-tico quando eu jogava as coisas na máquina sem ler as etiquetas, e se eu resolvesse cortar a etiqueta da roupa então?? VIXI!

Então vamos para um manual prático de legenda das figurinhas das etiquetas:

– Primeiro de tudo: sempre que comprar uma peça nova, leia a etiqueta dela antes de lavar. Vai por mim, isso evita muito transtorno.

– PULO DO GATO: a maioria das etiquetas tem escrito no verso, ou embaixo, a interpretação de cada símbolo. :p Já reparou nisso?

– É tipo placa de trânsito: quando tem só a figurinha, você pode fazer aquilo. Quando tem a figurinha+ um X em cima, é proibido fazer aquilo. Vamos então para o que significa cada figura. Separei por grupos:

Esse símbolo aqui de um quadrado + um círculo dentro, se refere à secadora. Os que vêm com esse símbolo da imagem (quadrado + círculo + X) significa que NÃO pode secar essa peça na secadora.

Quando a peça vem com esse símbolo de um “baldinho” com água e uma mãozinha dentro, significa que você precisa lavar essa peça à mão. Automaticamente, significa que não pode lavar na máquina, isso serve geralmente para lingeries e peças delicadíssimas.

Esses aqui se referem ao jeito de passar. Só o ferrinho, pode passar à vontade. Ferrinho + X, não pode passar nem que sua vida dependa disso. E Esses pontinhos se referem à temperatura do ferro: .= temperatura baixa; ..= temperatura média e …= temperatura de té 200º no máximo.

A figurinha de “baldinho” com água, significa que pode lavar à mão, na máquina ou em tanquinho. E quando vem com um número dentro, é a temperatura máxima que a água pode estar para a lavagem.

Esse é um dos mais importantes e mais difíceis de associar. O triângulo significa ALVEJANTE. Quando vem com um Cl dentro, é porque pode usar alvejante com Cloro. Um triângulo + um X, significa que NÃO pode lavar nem com alvejante nenhum, nem Vanish!

Essa bolinha é o símbolo da lavagem à seco. Quando vem com esse símbolo sem o X, você precisa mandar para uma lavanderia*.

– Isso assim, pra quem ainda tem etiquetas nas roupas, né? Conheço bastante  gente que não suporta etiqueta na roupa porque incomoda e corta todas elas fora assim que compra.

Meu conselho para você que faz isso é o seguinte:

Pelo menos LEIA a etiqueta antes de cortar para verificar se essa peça precisa de algum cuidado especial para lavagem, tipo, que não pode colocar na secadora. Se tiver, das duas uma: ou você deixa a etiqueta até decorar que aquele peça não seca na secadora, ou decora e se vira para associar depois cada peça sua com o respectivo cuidado especial. Deu pra entender? o.0

Eu listei as mais comuns. Você pode ver uma lista completa das mais específicas e raras nesse link AQUI do site da OMO.

* Eu indico porque já contratei várias vezes a Lavanderia Portugal. Ótimos preços, leva e traz e são muito eficientes.😀 Eu sempre indico essa lavandeira pra todo mundo que pergunta.

Dúvidas e complementos?  Comenta aí que a gente gosta!😀


3 comentários on “Instruções de Lavagem das Etiquetas”

  1. Patricia Carioca diz:

    Barbara, este link foi demais! Sempre
    Quiz saber o q essas etiquetas queriam dizer mas ate na internet estava meio difícil. Valew!

  2. Sil diz:

    Muito bom Bah🙂 estas instruções valem ouro! Pois como é triste estragar uma roupa nova, só porque não viu as instruções de lavagem😦
    Eu tenho na lavanderia lá de casa uma folha plastificada com os significados das etiquetas,pra me ajudar nos momentos de dúvida🙂

  3. marianewa diz:

    obrigada Barbara…. bom saber, pois eu ia dar para minha mae interpretar, sempre…. sou do tipo qeu joga tudo na maquina e seja o qeu Deus quiser… hahahaha….


Deixe uma Resposta

