Cupcake de Chocolate

Uma coisa que eu gostei de fazer em 2012, foi cupcake. Motivada pela minha irmã mais nova que AMA esse bolinho lindo.

Antes, vamos tirar algumas dúvidas sobre cups, baseada na minha vasta experiência de 1 ano. ahahhaha. Pode me corrigir quem quiser, mas eu pesquisei para afirmar que:

  1. SIM, É UM BOLO COMUM. Só que em pequenas porções.
  2. Não precisa de massa especial para cupcake, pode ser massa comum de bolo.
  3. Fica mais gostoso com bolo feito à mão, mas pode ser de caixinha também, eu só acho que não fica tão fofinho se for de caixinha.
  4. Não precisa ter aquela cobertura alta clássica  de fotos. Pode ter a sua cobertura, o seu jeito, contanto que seja uma cobertura “leve”. Com leve, eu quero dizer: é um bolo pequeno, se tiver quilos de cobertura, não fica proporcional à quantidade de massa.
  5. Para assar: leva um pouco menos de tempo do que o bolo na assadeira.
  6. Para assar: você pode usar formas de cupcake, que são assadeiras de metal com “furos” para encaixar o cupcake. A minha é tipo essa da foto. Paguei U$1,50 no Paraguai, mas uma amiga minha disse que pagou R$1,99 na Casa China em uma bem parecida. Mas eu nunca tinha achado por menos de R$18,00.
  7. Ou ainda, pode usar as de silicone que você em loja de coisas para a casa.
  8. Se não tiver essa assadeira, use forminhas de empadinha. Não vai ficar perfeitinho, mas fica bom também.
  9. Compre forminhas de papel em casas de festa, ou na Casa do Confeiteiro (o segundo lugar comum mais perigoso do mundo pra mim, depois de uma papelaria). Costuma custa uns R$3,00 umas 20 forminhas eu acho.
  10. Tenha em casa para fazer cupcakes frequentemente: manteiga sem sal, chocolate em pó, chocolate meio-amargo em barra, fermento em pó e leite condensado.
  11. Sempre encha de massa só até a metade da fominha.

Vamos à receita do que eu fiz com um livro que uma amiga me emprestou:

CUPCAKE DE BRIGADEIRO

RENDE 10 CUPCAKES DO TAMANHO DESSES DA FOTO.

100g de farinha de trigo peneirada

20g de chocolate em pó peneirado

1 colher de chá de fermento em pó

100g de açúcar peneirado

90g de manteiga sem sal derretida

2 ovos

90ml de leite integral

60g de chocolate meio amargo picado

  1. Pré-aqueça o forno a 180º
  2. Misture a farinha, o chocolate me pó e o fermento, reserve.
  3. Em outro recipiente, misture o açúcar, os ovos, a manteiga e o leite.
  4. Junte as duas misturas e acrescente o chocolate picado.
  5. Bata á mão ou na batedeira até misturar, não muito a mais do que isso.
  6. Separe nas forminhas e asse por 20 minutos.

Esses da foto eu cobri com beijinho e confeitos coloridos, além de gotas de chocolate e raspinhas de chocolate.

 

[UPGRADE]

Leitoras nos informaram que acharam na Casa China forminhas de silicone para cupcakes por R$12,90.

 

 

 


5 comentários on “Cupcake de Chocolate”

  1. Thari diz:

    Valeu Bah! Tava pensando e querendo fazer HOJE pra minha célula, então veio no melhor momento impossível! Hehehe.
    Amoooo a casa do confeiteiro! E só tenho 1 forma, pq paguei mto caro… E agora saber q tem na casa China por 2 reais é sacanagem! Hahaha

  2. marianewa diz:

    Obrigada Barbara pelas dicas e por me responder uma dúvida existencial do cupcake que sempre me assolava…. se era igual massa de bolo! hahahha! oBRIGADA MESMO! bjs

    • De nada,🙂
      já tinha percebido que essa era uma dúvida de muita gente tb!
      e agora como é “moda” fazer cupcakes, já tinha visto mães e avós de meninas sofrendo porque não sabiam se era bolo comum ou não.
      🙂

  3. Sil diz:

    Gostei muito da receita Bah, quero muito fazer🙂

  4. […] Última coisa que comprou pra casa: forminhas de silicone. Inspirada por esse nosso post AQUI. […]


Deixe uma Resposta

