Um Belo Caramelo

Primeiro post de 2012 vem com uma receitinha bem legal.

É um caramelo super simples de fazer. Faço de vez em quando aqui em casa porque meu marido gosta bastante para adoçar o café, mas já vi gente que come isso com pão ou usa como calda de sorvete.

Essa receita eu aprendi com a minha mãe há muitos anos atrás e eu sempre usei como calda de pipoca doce, até que um dia, percebi que se deixar apurar um pouquinho mais, vira um caramelo bem gostoso. Vamos lá?

Você vai precisar de:

200g de açucar (aproximadamente uma caneca)

1/2 caneca de água fria

Panela funda

Bisnaga

Jarra com água e gelo

(Me perdoem pela má qualidade das fotos, mas lembrei de registrar quando já estava fazendo e não deu tempo de pegar a máquina boa😦 )

 

Coloque o açucar na panela fria.

Vá mexendo conforme vai derretendo.

 

 

 

 

 

 

 

Quando estiver completamente derretido e levemente* escuro (levemente), acrescente a água e NÃO MEXA.

 

 

 

 

 

 

 

Ele vai dar uma fervida, como se fritasse o açucar, mas não mexa, senão fica estranho.

 

 

 

 

 

 

 

Quando estiver um pouco mais uniforme, você pode mexer lentamente. Deixe cozinhar mais um pouco e desligue.

 

 

 

 

 

 

 

Continue mexendo até parar de borbulhar e coloque imediatamente na bisnaga com um funil.

Mergulhe imediatamente a bisnaga sem tampa numa jarra com água gelada e deixe ali por alguns minutos, até ficar em temperatura ambiente.

 

 

 

 

 

 

 

Pronto!🙂

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Essa bisnaga eu comprei em lojas de R$1,99 . É igual às de catchup em lanchonetes, são muito práticas para armazenar e servir os molhos e caldsa feitas em casa. Tenho 3 e recomendo para qualquer cozinha!

*Caso tenha se interesado, é aqui o ponto da pipoca doce: é só deixar derreter sem ficar escuro. O resto do processo é o mesmmo, só que ao desligar, você joga por cima da pipoca (já estourada =p).

 


One Comment on “Um Belo Caramelo”

  1. Mariana diz:

    Quero fazer… mas tenho 1kg de cobertura de caramelo em casa. Vou esperar mais um pouco…


Deixe uma Resposta

