Desabafo de uma mulher moderna

(Dê um clique na imagem)

São 7h. O despertador canta de galo e eu não tenho forças nem para atirá-lo contra a parede. Estou tão cansada, que não queria ter que trabalhar hoje. Quero ficar em casa, cozinhando, ouvindo música, cantarolando até…

Se tivesse filhos, gastaria a manhã brincando com eles, se tivesse cachorro, passearia pelas redondezas. Aquário? Ficaria olhando os peixinhos nadarem. Espaço? Faria alongamentos. Leite condensado? Brigadeiro…

Tudo, menos sair da cama, engatar uma primeira e colocar o cérebro para funcionar…

Gostaria de saber quem foi a mentecapta, a matriz das feministas que teve a infeliz idéia de reivindicar direitos à mulher e por que ela fez isso conosco, que nascemos depois dela.

Estava tudo tão bom no tempo das nossas avós, elas passavam o dia a bordar, trocar receitas com as amigas, ensinando-se mutuamente segredos de molhos e temperos, de remédios caseiros, lendo bons livros das bibliotecas dos maridos, decorando a casa, podando árvores, plantando flores, colhendo legumes das hortas, educando as crianças, a vida era um grande curso de artesanato, medicina alternativa e culinária.

Aí vem, uma fulaninha qualquer que não gostava de sutiã nem tão pouco de espartilho, e contamina várias outras rebeldes inconseqüentes, com idéias mirabolantes sobre “vamos conquistar o nosso espaço”.  Que espaço minha filha?

Você já tinha a casa inteira, o bairro todo, o mundo aos seus pés. Detinha o domínio completo sobre os homens. Eles dependiam de você para comer, vestir, e se exibir para os amigos.  Que raio de direitos requerer?

Agora eles estão aí, todos confusos, não sabem mais que papéis desempenhar na sociedade, fugindo de nós como o Diabo foge da cruz.

Essa brincadeira de vocês acabou é nos enchendo de deveres… Isso sim. E nos lançando no calabouço da solteirice aguda.

Antigamente, os casamentos duravam para sempre.

Por quê? Me digam por quê? Um sexo que tinha tudo do bom e do melhor, que só precisava ser frágil, foi se meter em competir com os machos?  Olha o tamanho dos bíceps deles, e olha o tamanho do nosso. “Tava na cara” que isso não ia dar certo.

Não agüento mais ser obrigada ao ritual diário de ter que fazer escova, maquiar, passar hidratantes, escolher que roupa vestir, e que sapatos, e que acessórios usar, que perfume combina com o meu humor, nem de ter que sair correndo, ficar engarrafada, correr o risco de ser assaltada, morrer atropelada, passar o dia ereta na frente do computador, com o telefone no ouvido, resolvendo um milhão de problemas.

Somos fiscalizadas e cobradas por nós mesmas a estar sempre em forma, sem estrias, depiladas, sorridentes, cheirosas, unha feita, sem falar do currículo impecável, recheado de mestrados, doutorados, e especificações… (uuuuffffaaaa!!!)

Viramos super mulheres. Continuamos a ganhar menos que eles. Não era muito melhor ter ficado em casa fazendo tricô na cadeira de balanço? Chega! Eu quero alguém que pague as minhas contas, abra a porta para eu passar, puxe a cadeira para eu sentar, que me mande flores com cartões cheios de poesia, que faça serenata na minha janela… (Ai meu Deus, já são 07h30min… Eu tenho que levantar!)  e tem mais… Que chegue do trabalho, sente no meu sofá, coloque os pés para cima e diga: “meu bem, me traz um café, por favor?”  Descobri que nasci para servir!

Vocês pensam que eu estou ironizando? “Tô falando sério!” Estou abdicando do meu posto de mulher moderna…

Troco pelo de Amélia,na boa!  Alguém se habilita?(Autora desconhecida)

Podemos dar boas gargalhadas com esta crônica.

Mas, ela é uma realidade na vida de muitas mulheres.  Mulheres com as suas diferentes histórias e que com certeza aumentaria essa lista com mais coisas que elas têm que fazer…

Ser mulher nos nossos dias não é uma tarefa fácil…

Como mulheres cristãs, temos que desempenhar muitos papéis. Precisamos olhar para a Palavra de Deus e buscar nela equilíbrio e direção para nossas vidas e buscar ao Espírito Santo para nos ajudar no desempenho desses papéis. A bíblia nos conta a historia de muitas mulheres. Podemos aprender com seus erros e acertos e buscar um estilo de vida que seja bíblico e que nos satisfaça de acordo com o tipo de mulheres que somos.

A mulher exemplar de provérbios 31 é uma mistura de Amélia com a mulher moderna.

Difícil chegar a ser uma mulher como ela.

Mas é possível usá-la como uma referência para nos guiar nessa jornada de ser uma mulher que agrada ao coração de Deus por cumprir com excelência seus muitos papéis.

A mulher de provérbios 31

Ela atende todas as demandas da sua casa e de sua família, porque se preocupa com eles. É empreendedora, trabalhadora e delega tarefas aos seus empregados, mas também tem os olhos atentos à necessidade do pobre. É totalmente confiável e quando abre a boca, fala com sabedoria. É uma fonte de bem e não de mal.

No final, não se trata nem de ser Amélia, nem tão pouco ser uma mulher moderna.

Se trata de ser uma mulher comprometida em agradar a Deus, e que confia na ajuda do Espírito Santo para desempenhar, com excelência, seus muitos papéis.

Que Deus te abençoe.

Pastora Eliane Magalhães


2 comentários on “Desabafo de uma mulher moderna”

  1. Mariana diz:

    Lindo texto, crônica divertida e desafio real: ser uma mulher equilibrada que vive à luz da Palavra de Deus…
    Meu alvo é aprender com a mulher de Provérbios 31…. No mais, prossigo para o alvo…

    =D

  2. Krissie diz:

    Muiiito bom o texto!!!

    Tenho meditado nessa passagem de provérbios a algum tempo e só o Espírito Santo mesmo que pode fazer essa obre em nós!!!!

    =)


Deixe uma Resposta

