Aquilo que me consome!

Recentemente, conversando com a Silvana e com outros amigos, percebi que cada um tem seu vício “consumístico”! Eu, por exemplo, não posso entrar em uma papelaria, ou melhor, não posso nem passar na frente de uma! Sou uma viciada em papéis, cadernos, lápis de cor, canetas (aaaaaaaaaaa🙂 canetas!!!). A minha história com o Alexandre começou quando ele trouxe umas canetas lindas pra mim da Alemanha!

Já a Silvana, tem um vício que eu realmente gostaria de ter: frutaria! Não pode ir em feiras, sacolões ou sessão de hortifruti do supermercado que enlouquece! Segundo ela, “quero levar um de cada! Só não levo porque sei que vai estragar, como já aconteceu várias vezes!”.

Estudando um pouco sobre consumismo, vi que a coisa é um pouquinho mais séria. Segundo nossa amiga Wikipédia, consumismo é o ato de consumir produtos (ou serviços) indiscriminadamente e sem controle algum. Muitas vezes esses impulsos são gerados por propagandas ou ainda por influência de quem nos cerca. Ao que tudo indica, essa onda consumista começou depois da Revolução Industrial, quando as fábricas começaram a produzir seus produtos em massa.

Daí você me diz: “OOOO Dona Barbara, eu compro o que é necessário, está errado isso?”. Não, se isso for realmente necessário! Nossa amiga Wiki, diz que justamente essa é a diferença entre consumo e consumismo. No consumo as pessoas adquirem somente aquilo que lhes é necessário para sobrevivência. Já no consumismo a pessoa gasta tudo aquilo que tem em produtos supérfluos, que muitas vezes não é o melhor para ela, porém é o que ela tem curiosidade de experimentar.

Segundo psicossociólogos, os consumidores têm o seguinte comportamento na hora de comprar um produto:

  • Racional: O consumidor sabe o que quer comprar e compara preços. Às vezes influencia-se pela promoção e pela publicidade, mas o resultado pode ser o oposto caso sinta enganado.
  • Impulsivo: O ato de comprar serve para canalizar o estresse, gastar os tubos no shopping ou no supermercado produz uma sensação de prazer imediato.
  • Compulsivo: Para esse tipo de comprador, a necessidade de comprar é comparável à de um viciado em drogas. Para os psiquiatras, trata-se de um sintoma de uma desordem emocional. O consumo se dá como uma forma de compensar um vazio, de sentir-se acompanhado, ainda que seja por um objeto.

Biblicamente falando, gosto muito desse versículo de Jó 1:21:

“Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor “.

A Bíblia não condena que você compre coisas, pelo contrário, incentiva que você trabalhe e tire dali seu sustento. Mas Deus também nos ensina a cuidar bem dos nossos bens, pois somos mordomos de Deus na Terra: tudo é Dele, a gente só toma conta! Então não deixe que seus vícios de consumo consumam você, seu dinheiro e sua vida! Muitas das pessoas viciadas em comprar são agressivas, egoístas e solitárias! Lembre-se que daqui você não vai levar absolutamente nada! Nem aquele vestido LINDO, nem aquela bolsa VI-DA, nem aquele terno que você deu pro maridão sem nem ser aniversário dele e muito menos aquelas canetinhas brilhantes e fofas!

Me interessei em saber quais são os tipos de consumidores, e achei umas coisas bem interessantes:

  • Consumidor individualista: está preocupado com seu estilo de vida pessoal. Nesse caso compra pelo desejo e prazer de ter o que quer.
  • Consumidor eficiente :consome de modo eficiente, cuidando seu bolso e seu gosto. Costuma pesquisar preços antes da compra e zela pela qualidade dos serviços e produtos que consome.
  • Consumidor consciente: O consumidor acredita na possibilidade de contribuir para mudanças locais e planetárias por meio de seu ato de consumo. São os “consumidores verdes”.
  • Consumidor responsável: Leva em consideração as informações recebidas sobre produtos e empresas.

Esse site traz um infográfico bem bacana para você identificar seu tipo de consumidor, mas está em inglês, então só vou colocar o link, se interessar, você passa lá.

Essa imagem é bem legal também porque traz as frases que geralmente cada tipo de consumidor fala:

E clicando aqui você vai para um teste de 12 perguntas feito no Globo News que também identifica que tipo de consumidora você é.

Faça os testes, veja nas imagens e conta pra gente nos comentários o resultado, e também se você tem algum víciozinho.


7 comentários on “Aquilo que me consome!”

  1. Mariana diz:

    Muito interessante o texto… Com o Marco encontrei o equilíbrio. Antes gastava tudo, hoje conseguimos economizar e pensar no futuro.
    Vale a pena…
    Se você não cuida hoje daquilo que tem, não cuidará quando tiver mais.

    E sobre meu vício??? Balas!!! hehehehe

  2. Pastora Fer diz:

    Este é um assunto muito interessante, toda mulher tem uma certa dificuldade com ele umas mais e outras menos. Eu sou doida por sapatos e bolsas mas fiz o teste e ele diz que eu sou equilibrada ufa!!! Quando gosto muito de uma coisa eu me planejo para comprar mesmo que essa coisa custe caro mas é claro amigas que todo “caro” tem um limite né! Se for além da conta eu esqueço; Não compro e nem volto a pensar naquilo.

  3. Silvana diz:

    Fiz o teste e deu EQUILIBRADA🙂 o que me desequilibra :livraria,quitanda e loja de produtos naturais(temperos,grãos,frutas secas…)rsrsrs vai entender !🙂

  4. ééé meu vícioo??/ ESMALTES… Na verdade QUERO tudo que tem nas lojas de cométicos…

    e GRAÇAS a Deus meu teste deu equilibrada!! Acho que na realidade sou equilibrada,mas por dentro fico looooouuuucaaaa pra comprar!
    HAHAHA

  5. Tania diz:

    O meu deu retraída. Muito legal este texto. Amei! E meus gastinhos tb são com lojas de 1,99 hehehe… Meu marido adora! Adoro bolsas e sapatos, mas só compro se for realmente necessário.

  6. Tania diz:

    amei tudo iss


Deixe uma Resposta

