Tempo:amigo ou inimigo ?

Todo dia ele me olha com uma cara desafiadora e diz: “Será que você consegue?”
Eu suspiro fundo e com determinação respondo: Sim, TEMPO! Hoje vou fazer tudo que é importante, urgente e necessário!E faço uma oração: “Senhor preciso da sua ajuda!”
Sim, todos os dias me sinto desafiada pelo relógio; quero fazer o maior número de coisas no menor intervalo de tempo.
Neste momento estou na sala de espera do dentista escrevendo este texto, aproveitando este “tempinho vago”.
Hoje em dia nós mulheres devido ás várias funções que desempenhamos, buscamos aproveitar cada minuto intensamente.
Uma vez li que a coisa mais preciosa que temos é o nosso tempo, pois independente de como o utilizarmos, ele não volta mais.(Gary Chapman, “As Cinco Linguagens do Amor”, especificamente quando ele descreve o Tempo de Qualidade).
Não, não quero deixar ninguém deprimido com este texto, a minha intenção é ajudar você a utilizar bem o seu tempo!
A Bíblia nos dá um ótimo conselho:
“Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.” Ef 5:15-17
Vivemos num mundo em que todos sempre estão apressados e sem tempo, em que as coisas acontecem muito rápido.
Não quero me estender muito no assunto, mas no meu dia a dia tem três coisas que me ajudam a aproveitar a administrar o meu tempo:

  • Faça uma coisa de cada vez: estou aprendendo isto, mas percebi que muitas pessoas estão fazendo alguma coisa, mas o seu pensamento está na próxima tarefa ou no próximo dia, ela não vive aquele momento e depois tem a sensação que o tempo passou muito rápido.
  • Organize-se: sei que algumas pessoas torcem o nariz a  ouvir a palavra organização. Mas quando nos organizamos sem neuras fica muito mais fácil utilizar bem o nosso tempo. Costumo brincar que sou uma “mulher lista” sempre tenho a mão um papel e uma caneta e quando lembro de alguma coisa , já anoto pra não esquecer .
  • Estabeleça prioridades: quando sabemos o que é importante para nossa vida fica mais fácil utilizar bem o tempo.

Algumas vezes venço o relógio fazendo mais coisas que eu imaginava que poderia fazer outras vezes sou vencida, mas o mais importante é  não desistir.🙂


2 comentários on “Tempo:amigo ou inimigo ?”

  1. Mariana Henning diz:

    E nesse momento eu paro e faço aquela exclamação:
    “Isso não acontece só comigo”
    Muito bom ler esse texto, Sil. Eu também luto dia a dia por mais organização e por melhorar o uso do meu tempo… e toda dica é bem vinda… preciso me preparar pra quando os filhos vierem e o tempo encurtar, uehueheuheu

    beijos meninas!

  2. acho que eu sou ao contrário, sabiam?
    eu fico na de que tenho muito tempo para fazer as coisas… e nunca faço!
    meu alvo é um dia terminar de passar toda a roupa antes de lavar mais! ahhahahah
    🙂


Deixe uma Resposta

