Quando eu crescer eu vou ser…


No fim de 2010 eu terminei o curso de jornalismo na UFPR, minha irmã de 11 anos me deu um presente de formatura que me alegrou muito, porém  me i fez refletir sobre o assunto e escrever esse post.

Ela me deu uma Barbie Jornalista. Fui pesquisar e descobri que a Mattel (fabricante da Barbie) lançou uma nova linha de Barbie-profissões, a “Barbie I can be” que em português ficou “Barbie Quero ser…”. Daí fui pesquisar quais são essas Barbies novas, e fiquei surpresa! As profissões são muito inovadoras!!

Minha surpresa se deu pelo fato de que na minha época, mais ou menos em 1995 (sim, eu era criança em 95!) os sonhos “futurísticos” das meninas eram de ser veterinária, médica, policial, professora, modelo… a mais ousada queria ser Paquita! E enquanto que na minha época só tinha Barbie Noiva e Médica, essa nova coleção vem com aspirações super modernas, dêem uma olhada:

Barbie Arquiteta

 

Barbie Babá



Barbie Bailarina

Barbie Chef de Cozinha

Barbie Dentista

Barbie Estrela do Rock

Barbie Médica (essa tinha na minha época)

Barbie Engenheira de Computação

Barbie Piloto de Corrida

Barbie Pizzaiola

Barbie Esquiadora

Barbie Chef de Cozinha

A clássica Barbie Noiva (não é profissão, mas faz parte da coleção "Quer ser...")

Pesquisandinho descobri que há muitos anos as Barbies vêem caracterizadas com profissões. Olhem essa aqui dos anos 50, uma astronauta:

Barbie Astronauta


Dia desses perguntei pra minha irmã de 11 anos (na época ela tinha uns 9) o que ela queria ser quando crescer. A resposta dela me chocou: “Eu quero ser geóloga!” – “E o que faz uma geóloga, Bianca¿” – “Cuida de coisas da terra, faz pesquisas… é bem legal!”. Eu com 9 anos mal sabia o que era geografia, quanto mais geologia!

Portanto, mães, irmãs, líderes, amigas: inspirem as suas crianças a serem (profissionalmente) o que elas curtirem! Mostrem novas profissões, levem elas ao trabalho de vocês, dêem Barbies-profissões-ousadas! É uma fase bem legal de toda criança sonhar com o futuro!

Fiquei louca pra comprar essa Barbie Engenheira de computação, porque meu marido é engenheiro de computação, e quero ter uma em casa para por exemplo, inspirar minhas filhas a serem inteligentes e engenheirinhas iguais ao pai!😀 hehehe

Essas bonecas nos inspiram também, não¿ Resgatar aquele sonho enterrado de ser modelo, chef de cozinha, ou piloto de corrida¿ por que não¿

Respondam a nossa primeira enquete da Edimélia,meninas: o que você queria ser quando crescesse¿


7 comentários on “Quando eu crescer eu vou ser…”

  1. Mariana diz:

    Que fofas essas Barbies… Eu quero ser chef de cozinha, posso???

  2. Pastora Fer diz:

    Quando eu era criança eu queria ser freira acreditem! queria cuidar das pessoas rsrsrs. Acabei sendo pastora e não tem barbie pastora snif😦 rsrsrs. Essa matéria vem resgatar nossos sonhos e mostrar que nunca é tarde para realizar.

    • Sil diz:

      Uma Barbie pastora ia ser muito fashion rsrs .É interessante como Deus coloca no nosso coração desde cedo os seus sonhos né? Eu cada dia queria ser uma coisa inclusive freira rsrs

  3. Eu quis ser veterinária por muitos anos, até que um dia descobri que teria que sacrificar bichinhos…😦 Nunca mais quis ser veterinária, mas continuo gostando muito de bichanos.🙂

  4. Mariana Henning diz:

    É verdade, em casa somos muitas profissões… adoro a maioria delas… hehehhe


Deixe uma Resposta

