Batata Suíça

Pois então, pessoas lindas.

Para estrear a nossa sessão de receitas do blog, a minha batata suíça.

E posso dizer que ela é minha porque eu juntei o jeito de fazer de umas tantas que vi por aí e foi nessa que nós chegamos. (Nós: eu e meu marido que sempre me apoiou nesse prato. Pelo menos nesse, já que tudo o que tem de mais gostoso nessa casa é ele quem faz! ¬¬)

O crédito de todas as fotos dessa receita são dele que se empolgou bem mais que eu para publicar essa receita!

Vamos lá, então. Essas são as medidas para uma porção que dá pra uma pessoa e você faz em uns 15 minutos.

Ingredientes:

250g de batata (naõ sei qual batata, aquela que sempre tem  no mercado de casca amareladinha). Aqui na foto a balança está marcando 276g. Coloquei assim para vocês terem noção do tamanho de uma batata de 250g mais ou menos, já que no mercado você não vai ficar pesando de uma em uma! (Assim espero)

 

50g de queijo parmesão ralado e Catupiry a vontade. Eu e o Ale compramos essa bisnaga de 1,5kg de Catupiry no Sam’s Club. Vale muito a pena! (se guardar bem direitinho na geladeira para ir usando aos poucos).

Para o recheio: 100g de carne moída refogada. Aí você refoga do jeito que você quiser. Eu recomendo deixar mais sequinha, então o Ale coloca tomate picadinho pra ficar mais suculento, mesmo sem caldinho. (E sim, eu coloco papel alumínio no fogão! Isso é VI-DA!)

1/2 copo de água

1/2 colher de sal

Óleo

Manteiga para untar

Pimenta do reino

Acessórios:

Ralador grosso

Descascador de batatas

Omeleteira

Omeleteira é essa panelinha promotora de qualidade de vida! Eu comprei a minha no Condor e paguei R$25,00. São duas frigideiras pequenas e antiaderentes que se encaixam uma na outra. Eu tenho essa pequena, mas uma amiga minha, tem uma maior.  Mas se você não tiver, você pode usar qualquer frigideira funda, de preferência antiaderente. Na foto ela já tá com um pouquinho de manteiga e esse treco azul é o meu moedor de pimenta.

 

Antes de explicar o passo a paso, eu preciso ressaltar que é muito importante vc fazer tudo “em um tiro só”.  A partir do momento em que você descasca as batatas, não pode parar mais, se não elas ficam pretas. Com excessão do recheio, que você pode já deixar pronto antes de começar.

Comece descascando as batatas e depois rale-as. Nessa foto dá pra ver qual furo do ralador eu uso, não precisa ser muito grande.

Misture o sal no copo com água e regue levemente as batatas com metade da água. Misture bem com as mãos e reserve.

Unte a panela com óleo ou manteiga (principalmente nos parafusos do cabo, caso ela tenha)

Montando:  Forre a panela com metade da batatas, fazendo uma caminha

Coloque Catupiry e metade do queijo.

Coloque a carne e o resto do queijo por cima.

Cubra com a outra metade das batatas;  aperte bem e ajeite-as na panela.

Leve ao fogo e coloque um fiozinho de óleo em volta, entre a panela e a batata. Não tampe a frigideira, senão não seca!

Depois de uns 5 -10 minutos, mais ou menos, você vai perceber que ela dá uma douradinha em volta. É hora de virar.

Se voê tiver a omeleteira mágica, é só encaixar a outra metade em cima, virar e abrir. Tem que sair assim, sem grudar:

Se você não tiver essa frigideira, só nas gambiarra: você tira do fogo, coloca um prato em cima da frigideira e vira. Daí você escorrega delicadamente a batata de volta para a frigideira. Dá certo! Eu fiz isso uns par de vez! Demora mais, não fica tão bunitinha, mas funciona!

Batata virada, você coloca novamente mais um fiozinho de óleo e deixa fritar por mais 5 ou 10 minutos.

Tchan-ram! Ela fica assim quando já dá pra desligar e servir.

Meu amigo Paulo Galves da Tv Sinal (meu melhor ano de estágio da vida) fez esse programete aqui: o Tempero da Terra com o Beto Batata ensinado a fazer a batata suíça deles. Tem umas dicas a mais, vale a pena conferir! E quero ver quem consegue virar a batata igual panqueca igual ao moço do vídeo! =p

Mais da Tv Sinal no blog do canal. Clique aqui.


11 comentários on “Batata Suíça”

  1. Sil diz:

    Bah, que maravilha esta receita ! amei e quero muito experimentar, parabéns!E parabéns pro Alexandre as fotos como sempre ficaram show!!!

  2. Mariana diz:

    Uhul! Amei as fotos e a receita. Agora vou me aventurar em fazer. Eu tenho a omeleteira grande, será que vou ter que chamar pessoas pra comer junto?!?!? =)

  3. Fernanda diz:

    Ameiiii a receita! Tentarei fazer depois conto o que aconteceu haha.
    Beijos

  4. lilian J R Carvalho diz:

    Queridas, achei a receita deliciosa só de ver a fotos, vou tentar faze-la só que será que eu posso por recheio de frango visto que eu aprecio mais carne branca ou rechear com legumes que amo saborear?Depois conto os resultados, Deus as abençõe.Bjs.Lilian .

    • Claro, Lilian!
      Tenta e conta pra gente!
      Acho que eu fiz uma vez com frango e ficou uma delícia, mas como frango é meio burocrático (cozinhar, esfriar, desfiar, refogar, temperar), eu acabo usando carne moía mesmo.

      Mas por favor, tente com outras coisas e se der mande fotos!
      🙂

      Obrigada pelo comentário,
      Bah e Sil

  5. Gi diz:

    Olá meninas, parabéns pelo blog!!
    Puxa essa batata ta com uma cara maravilhosa rsrs.
    Bjs

  6. Olhaa sóoo, minha sogra viu esse post e já disse que quer comer nesse domingo.
    E o detalhe é que eu vou ter que fazer. Jeeeesus.. da graça. Pode crer que vamos tirar fotos.
    (espero que fique bom ;))
    Pelo jeito é bem fácil de fazer.

  7. […] a minha batata suíça (que você pode conferir a receita AQUI) com esse frango e JESUS! Foi a primeira vez que meu marido não comeu minha comida! HAHHAHA Ele […]


Deixe uma Resposta

